Exposição gratuita em Brasília traduz vida do nordestino em cores fortes

Do UOL, em Brasília

  • Divulgação

    A obra "Natal Brasileiro", de Nonato Oliveira, pode ser conferida na exposição "Figurantes", em cartaz de 5 a 31 de março na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília

Em Brasília, a Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados recebe a exposição "Figurantes", do artista piauiense Nonato Oliveira, a partir desta terça-feira (5). A mostra é composta por 25 obras e marca o retorno do artista à capital federal depois de oito anos desde a sua última exposição na cidade.

As telas são compostas com cores fortes e primárias, característica mais notada no trabalho de Oliveira. O amarelo ganha destaque, representando o semblante pálido do sertanejo. O azul, o vermelho e o verde ajudam a compor o cenário que traduz a rotina, a fé e os costumes do povo nordestino.

Considerado um dos maiores representantes das artes plásticas do Piauí, Oliveira começou a pintar ainda criança. O fascínio pelas cores o fazia fabricar suas próprias tonalidades, usando urucum, folha de nogueira e cascas de árvore. Hoje, ele é um símbolo da arte contemporânea brasileira e seus murais em Teresina são pontos turísticos obrigatórios na cidade.

No currículo, já realizou mais de 80 exposições, em diversos estados brasileiros, além da Europa e dos Estados Unidos. A exposição "Figurantes" fica em cartaz até o dia 31 de março e a entrada é gratuita.

Serviço
"Figurantes"
Quando:
de 5 a 31 de março, das 9h às 17h
Onde: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Congresso Nacional
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (61) 3215-8080 e 3215 8092

Últimas de Guia

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos