Aquarelas de Salvador Dalí sobre a "Divina Comédia" ganham mostra

Kamilla Fernandes
Do UOL, em Curitiba

  • Reprodução

    Ilustração para o Canto VII, "Avarentos e Prodígios", da "Divina Comédia", de Dante Alighieri, por Salvador Dalí

    Ilustração para o Canto VII, "Avarentos e Prodígios", da "Divina Comédia", de Dante Alighieri, por Salvador Dalí

A Caixa Cultural inaugura nesta terça (12), a exposição "A Divina Comédia de Dali", que conta com xilogravuras e aquarelas originais do pintor espanhol Salvador Dalí sobre a famosa obra do poeta renascentista Dante Alighieri.

As ilustrações estão organizadas em três grupos, assim como a estrutura da obra literária, representando a viagem de Dante pelos três reinos do além: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Além de respeitar toda a estrutura da obra de Dante, as imagens contam com legendas que compõem o poema.

Uma das produtoras da mostra, Ania Rodríguez conta que Dalí sempre foi um grande admirador de Dante, porém que ele não foi o primeiro artista a ilustrar "A Divina Comédia". As obras expostas trazem a visão surrealista do pintor e foram criadas a pedido do governo italiano para as comemorações dos 700 anos do nascimento de Alighieri.

"Através de 100 imagens, Dalí interpreta os 100 cantos que compõem a obra de Dante, colocando muito da sua própria expressividade e do imaginário particular que desenvolvera ao longo da sua carreira", conta Ania.

Ania também ressalta que várias fases da carreira de Dalí estão presentes na exposição. "No Inferno, temos muitas imagens que remetem aos tormentos e obsessões presentes nas obras surrealistas de Dalí, enquanto no Paraíso prevalece uma visão mística que foi característica de uma fase posterior do trabalho do artista."

Confira obras da exposição
Veja Álbum de fotos

Além do diálogo entre literatura e artes plásticas, a mostra conta com a "Sinfonia Dante" de Franz Liszt, que ambientará as salas. Para a produtora, apresentar o diálogo entre vários artistas e expressões artísticas é um dos grandes objetivos do trabalho.

As peças fazem parte de uma coleção privada da Espanha e, segundo Ania, o empréstimo foi muito tranquilo, já que o colecionador apoia a exposição, que já esteve na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, e depois de Curitiba segue para Recife, São Paulo e Salvador.

A entrada é franca, e nesta terça ocorre uma visita guiada às 19h. A exposição permanece em cartaz até dia 19 de maio, com visitação de terça a domingo.

Serviço
"A Divina Comédia de Dalí "
Quando: 12 (terça) às 19h, com visita guiada, a 19 de maio; de terça a sábado, das 9h às 20h e domingo, das 10h às 19h
Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba
Quanto: Entrada franca

Últimas de Guia

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos