Personagens de Angeli ganham vida em revista rock'n'roll

Kamilla Fernandes
Do UOL, em Curitiba

  • Camila Possolo/Divulgação

    A figura de "Angeli em crise" e seus pensamentos são o fio condutor do espetáculo "Parlapatões Revistam Angeli"

    A figura de "Angeli em crise" e seus pensamentos são o fio condutor do espetáculo "Parlapatões Revistam Angeli"

Primeira adaptação da obra de Angeli para o teatro , "Parlapatões Revistam Angeli" tem apresentações nesta quarta (27) e quinta (28), às 21h, no Teatro Marista, como parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba. O cartunista assistirá ao espetáculo pela primeira vez, com o público, nesta quarta.

  • Divulgação
  • Divulgação

    Entre os personagens de Angeli retratados na peça "Parlapatões Revistam Angeli" estão Rê Bordosa, Bob Cuspe, Meia Oito e Os Skrotinhos

Embora Angeli tenha preferido acompanhar o processo de adaptação à distância, Possolo teve acesso ao arquivo pessoal do cartunista e sua  principal referência foram as histórias da revista "Chiclete com Banana", criada em 1983. Dividida em esquetes, a montagem lembra a essência dessas histórias e das famosas tiras, com suas situações rápidas e humor cortante.

O fio condutor da peça é uma espécie de "Angeli em crise" e seus pensamentos. "São dos pensamentos deste cartunista perturbado que surgem os personagens, personificados em blocos separados, preservando as particularidades e o humor que caracterizam cada um deles", explica Possolo.

Os cenários são compotos por projeções de desenhos do cartunista retiradas de seus cadernos de esboços. Outro destaque é a trilha sonora, assinada por Possolo em parceria com Branco Mello, dos Titãs, e Emerson Villani, do Funk Como Le Gusta. Eles compuseram seis canções para a peça, mesclando o universo de Angeli "com uma pegada rock n"roll", como diz Possolo.

As canções são os elos entre um bloco e outro do espetáculo, sendo que cada um traz um dos personagens: Rê Bordosa, Meia Oito e Bob Cuspê em blocos grandes e Os Skrotinhos com várias cenas mais curtas. "As letras das músicas também casam com as projeções de ambiente e cenário ao fundo, e se tornam quase vídeo clipes", conta o diretor.

Às 12h de quarta ainda havia ingressos disponíveis para as duas apresentações. A peça segue depois para São Paulo, com sessões no Itaú Cultural.

Serviço
Parlapatões Revistam Angeli
Quando:
27 (quarta) e 28 (quinta) de março, às 21h
Onde: Teatro Marista (Rua Joaquim de Matos Barreto, n° 98 - São Lourenço)
Quanto: R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada)

Últimas de Guia



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos