Projeto oferece passeios gratuitos a locais históricos da Zona Portuária

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Elisa Freitas/UOL

    O Palacete Dom João VI, prédio que abriga as exposições do Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá

    O Palacete Dom João VI, prédio que abriga as exposições do Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá

O Porto Maravilha Cultural oferece aos visitantes do Museu de Arte do Rio (MAR) e ao público em geral uma oportunidade de conhecer melhor a região portuária da cidade, um dos locais mais ativos no período colonial brasileiro, e seus locais históricos do entorno do Museu.

 

Partindo do MAR, o percurso a pé inclui marcos do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana como Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo e Cais do Valongo. A caminhada se encerra no espaço Meu Porto Maravilha com a exposição interativa sobre a região portuária do Rio.

 

O circuito histórico é, sobretudo, um conjunto de locais marcantes para a memória da cultura afro-brasileira. A visita guiada começa na Pedra do Sal, local onde o sal era descarregado pelos escravos que trabalhavam como carregadores no cais.

 

Seguindo o passeio, os visitantes irão conhecer o Jardim Suspenso do Valongo, local construído como parte do plano de remodelação da cidade e onde foram acolhidas quatro estátuas de mármore-carrara retiradas do Cais da Imperatriz.

 

  • Divulgação

    O sítio arqueológico Cais do Valongo

O Cais do Valongo, um dos pontos finais do trajeto, é hoje um sítio arqueológico de grande importância histórica, lá foram encontrados objetos da vida cotidiana das classes dominantes do Império e dos negros escravizados.

 

A visita termina nas salas de exposições Meu Porto Maravilha e apresenta ao público a operação urbana do novo porto. Na sala de exposição interativa, uma das principais, o visitante pode acessar o conjunto de transformações da região através de mapas, infográficos, fotos e vídeos das obras atuais e futuras.

 

Serviço

Visita educativa ao Porto Maravilha

Quando: Terças, sábados e domingos, às 10h30, 12h30, 14h30 e 15h30.

Ponto de partida: Museu de Arte do Rio (MAR) - Praça Mauá.

Roteiro: Museu de Arte do Rio (MAR) - Pedra do Sal - Jardim Suspenso do Valongo - Cais do Valongo - Exposição Meu Porto Maravilha.

Ponto de chegada: Espaço de Exposições Meu Porto Maravilha, esquina das avenidas Barão de Tefé e Venezuela, na Saúde.

Inscrições: Gratuitas. Até 30 minutos antes dos horários das saídas, no MAR, limitado a 20 pessoas por visita.

Mais informações: (21) 2976-6640 e http://portomaravilha.com.br/

 

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos