Versão teatral de "Edukators" estreia na sexta (18) com intervenções

Elisa Freitas
Do UOL, no Rio

  • Paula Kossatz/Divulgação

    Fabrício Belsoff, Natália Lage e Pablo Sanábio estão na peça que estreia nesta sexta (18)

    Fabrício Belsoff, Natália Lage e Pablo Sanábio estão na peça que estreia nesta sexta (18)

A história de três jovens revolucionários contada pelo cineasta austríaco Hans Weingartner chega nesta sexta (18) aos palcos do Rio. A versão teatral do filme "Edukators" ganhou direção de João Fonseca. No elenco, Natália Lage, Pablo Sanábio, Edmilson Barros e Fabrício Belsoff e a presença do diretor Hans, que fez um vídeo exclusivo para ser exibido antes da peça, completam o espetáculo.

Em conversa com o UOL, o ator e idealizador do projeto, Pablo Sanábio, que encarna o personagem Peter, contou que Hans ficou surpreso e curioso com o pedido de encenar sua obra no Brasil.
 
"É um país que ele gosta muito, já veio três vezes aqui, então foi super positiva a reação dele, isso facilitou para ele liberar a autorização para o espetáculo acontecer. Ele chegou domingo, já assistiu um ensaio e ficou super animado. Ele não entende o português, mas, gostou muito da energia e da forma como a gente solucionou a história para o palco", afirma Sanábio.
 
Na trama original, três jovens que vivem em Berlim manifestam sua indignação pacificamente, invadindo mansões para divulgar mensagens de protesto sem roubar nada, apenas alterando o espaço.
 
Para a adaptação teatral brasileira, Pablo conta que o público pode esperar um novo olhar sobre esses três personagens revolucionários.
 
"O nosso interesse era também trazer um olhar inédito para essa história já conhecida, porque para fazer a mesma coisa que o filme é melhor assistir o DVD, o filme ja é incrível. Então a gente tentou pegar essa história do Hans e amplia-la de modo mais interessante, achamos que conseguimos abrir discussões que talvez no filme não abra", diz Pablo.
 
O público vai se deparar com uma configuração de cena bem diferente do usual e receberá tinta e pincel para deixar sua mensagem em uma grande tela em branco.
 
O resultado será exposto na parte externa do teatro como parte das intervenções urbanas que compõem o projeto da peça e que serão espalhadas em espaços públicos (Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praça Tiradentes e Largo da Carioca), interagindo com a cidade durante a temporada.
 
"Quem gostou do filme deve assistir a peça e quem não viu vai ser uma ótima oportunidade de poder entrar em contato com essa linda história sobre a busca das suas revoluções", finaliza Pablo.
 
Serviço
"Edukators"
Quando: de 18 de janeiro à 31 de março de 2013; de quinta à domingo, às 20h
Onde: Oi Futuro Flamengo - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
Quanto: R$ 20,00 (inteira)
Ingressos: 4003-1212 ou http://ingressorapido.com.br/
Mais informações: (21) 3131-3060


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos