Em peça que discute bigamia, Ary França crê que podemos amar mais de uma pessoa

Alessandro Giannini
Do UOL, em São Paulo

Escrita no início dos anos 1990 por Arthur Miller, "A Descida do Monte Morgan" conta a história de Lyman Felt, poeta frustrado, empresário de sucesso e bígamo convicto.

Ao sofrer um acidente de carro no inverno, ele é visitado no hospital por suas duas mulheres (Lavínia Pannunzio e Lu Brites) e tem que lidar com a revelação da vida dupla.

Dirigida por Luiz Villaça, com Ary França no papel principal, a montagem estreou no dia 11 de abril no Teatro Nair Bello, em São Paulo.

França, aliás, faz um Lyman que parece ao mesmo tempo autêntico e patético tentando justificar sua atitude em relação às duas mulheres, aos filhos em ambos os casamentos e até mesmo nos negócios.  

A seguir, o ator responde a três perguntas sobre a peça e seu personagem.

UOL - Como você classifica "A Descida do Monte Morgan": comédia dramática, drama de humor ou tragédia?
Ary França -
Podemos classificá-la de trágédia humorada, já que a personagem principal trata o assunto de forma até que leve, não?

A peça  fala sobre bigamia, a tradição heteromonogamica ocidental e noção de família e estabelece um embate entre os personagens sobre esses assuntos. De que lado você se colocaria na discussão?
Será que tem lado, pra gente se colocar, se formos honestos? Coloco-me ao lado de quem questiona, se pergunta diariamente pra onde está indo, e por quê. A peça não é moralista, nem imoral; talvez seja amoral, sei lá. As pessoas, no geral saem ao mesmo tempo confusas e aliviadas ao verem a peça. Acho que pensam: "Afinal, não sou um mau sujeito pelo meus pensamentos andarem tão pouco conservadores, nos últimos tempos".

Você acha que o ser humano consegue amar duas pessoas ao mesmo tempo? Você conseguiria fazer os malabarismos que Lyman fez durante quase uma década?
Sim, podemos amar até bem mais que dois, talvez até três. Por que não? Essa situação malabarística, como afirma você, às vezes, a vida nos impõe. Quem controla uma paixão? Não tenho sinceramente resposta pra essa pergunta. Talvez fizesse o que ele fez. Não sei.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos